Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Casado, Teólogo, Geógrafo, Especialização em Gestão de Negócios e Filósofo, crítico de pesquisa, moro na Bahia, gosto de artes visuais e esportes radicais.

domingo, 17 de maio de 2020

Também posso ser presidente!


Após quarenta anos de vida a gente começa a ter um pouco de bom senso e, claro, lógica. Fala para si mesmo: o que pode ou não pode fazer! Por exemplo: quando tinha pouco mais de quarenta anos jamais diria que poderia ser presidente! Achava que não teria competência para isto. O nome é este mesmo: COMPETÊNCIA. Por que é necessária competência... e muita para ocupar este cargo tão importante de governar um país de mais de 200 milhões de habitantes. Quer saber o número exato veja este link abaixo:

https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/box_popclock.php

 

Mudei de ideia. Também posso ser presidente. Agora que tenho mais de cinquenta anos. Principalmente depois de Dilma, Temer e Bolsonaro. Estes três incompetentes me levaram a crer que eu também posso! Vou citar algumas decisões deles e como eu faria e você leitores vão dizer se sou lúcido ou louco... eles foram loucos. Eu sou candidato! A louco.

O que realmente tirou Dilma do poder? Não foi roubo por que se não ela seria presa.... Não foi. E por fim descobriram que nem os direitos políticos ela poderia perder porque não havia crime! Então por que a chamo de incompetente? Para administrar uma nação tão grande e tão diversa, inclusive politicamente falando (nem menciono a corrupção), é preciso ter competência e diplomacia. Lhe faltou... O partido também fracassou, ou seja, poderia ter percebido a falta de tato e criado uma equipe de assessores de melhor qualidade para ela. Bem que ela tirou um ministro exemplo de diplomacia (Celso Amorim). Quando fez isto já fiquei de orelha em pé. Vai governar mal! Não deu outra. Voltando para a incompetência do partido, que inclusive a abandonou durante o Impeachment, temos uma ausência de intervenção. Falei antes no sentido da assessoria que ajudaria na ponderação. Ela falhou na negociação com os outros poderes. E quando percebeu já era tarde.

O que o presidente Moreira faria? Primeiro não demitira um excelente ministro das relações exteriores que trabalhou em vários governos com um excelente resultado. Negociaria com o congresso aquilo que todos (os outros presidentes, exceto Collor) fizeram e posteriormente, após ter feito avançar os programas do governo, cobraria deste mesmo congresso a aplicação (distribuição) dos recursos de modo adequado. Não há problemas em negociar recursos. A política é na verdade, EXATAMENTE, isto. O nosso grande problema é a falta de fiscalização. Somente se fiscaliza recursos liberados e não antes. Portanto você negocia, libera e manda a Policia Federal pegar os que estão deturpando o caminho do erário público. Se as minhas negociações com o congresso não surtissem efeito pedira auxilio do partido de forma pragmática.  

Michel Temer. Quando mencionaram o nome dele para vice falei comigo e para alguns íntimos: ‘Este cara vai usurpar o poder de Dilma!” Foi um erro deles ter indicado ele. Acertei. Mas ao invés de aproveitar que estava no poder e fazer um governo “tampão” de qualidade. Isto o levaria a ser eleito na próxima possibilidade. A sua incompetência gritou mais alto. E claro não conseguiu. O cara governou de forma morna. Continuou sem uma boa negociação com o congresso e em nome de uma política de austeridade ferrou (não achei outra palavra) com os trabalhadores e com os sindicatos. Abro um parêntese para demonstrar a incompetência dos Sindicatos. Lá também tem presidentes. Ruins e incompetentes o suficiente ao ponto de não defender os trabalhadores de forma válida e deixar a grande massa trabalhadora nas mãos do capital. Mas foi exatamente estas decisões que tiraram a popularidade do Temer.

O que o presidente Moreira faria? Continuaria vice respeitando a minha palavra e honraria a presidente reforçando e auxiliando na sua falta de tato e diplomacia. Mas sendo presidente o que é o caso (a hipótese) faria um estudo mais aprofundado quando a questão da aposentadoria e dos sindicatos. Se acreditasse que seria necessário mexer na aposentadoria começaria com as que são de maior valor: Militares e judiciário. Tudo negociado e com estudos e fóruns adequados para não incorrer em graves injustiças. Quanto aos sindicatos uma boa auditagem seria suficiente para colocá-los nos trilhos da real administração.

Bozo. Esta pessoa é um descalabro. O nível de incompetência para o cargo e tão grande que me induziu a fazer este texto. Ao ponto de considerar que qualquer pessoa, claro com algumas ressalvas, seriam melhor presidente do que ele. Qual o erro dele? TODOS. Mas vamos elencar um ponto como fiz com os outros. Parou o país. Em nome do combate a corrupção ele resolveu parar os projetos em andamento e parou a máquina nacional. LOUCURA. O que é sua melhor performance.

O que o presidente Moreira faria? O que move o pais são, entre outras coisas, os recursos federais financiando grandes obras. Vejam a história e vão perceber que é verdade simples. Como no caso de Dilma não se pode deixar de negociar com o congresso ou deixar de aplicar os 2,5 trilhões de reais(2019) que nós arrecadamos por que acho que a corrupção está “comendo” uma parte. Sabe quando a corrupção vai acabar no BRASIL? NUNCA. E ela não existe somente no Brasil. Está no mundo todo e nós temos a TRISTE sina de ter um grau maior. Mas vale a mesma ideia. Libere os recursos faça a máquina funcionar e abra concurso para policiais federais correrem atrás dos bandidos. Ao invés de parar a máquina você melhoria girando o recurso e gerando emprego.  

Mas não se enganem atrás da ideia de mudar o governante tirando Dilma e colocando outro incompetente para mexer com a aposentadoria existem interesses escusos. A chamada previdência privada, ou o pessoal que administra, estava esperando esta decisão de Temer. A retirada de poder dos sindicados idem para afrouxar as relações de trabalho e deixados ao vento os trabalhadores reclamaram menos e negociaram para BAIXO seus salários. Por que é melhor receber pouco do que perder o emprego. Isto é lógica simples. Quanto ao terceiro presidente na realidade o engodo dele foi grandioso achavam que ele ia realizar algumas mudanças que fomentariam o capital no pais. A exemplo de privatizações abertura de mercado e.… não ocorreu. E o único momento e que a incompetência dele nos serviu para alguma coisa. Pois a ideia era vender tudo a “preço de banana”. Também permitir a venda de armas de forma descontrolado como ocorre com o USA. Onde vemos, FREQUENTEMENTE, os noticiários falarem de assassinos atirando a esmo na população inocente e desprotegida. Para que? Para sustentar os ricos produtores de armas com recursos dos incautos que comprariam as armas. Este terceiro incompetente conseguiu foi destruir nosso sistema previdenciário mantendo os salários altos dos militares e judiciário e reduzir ainda mais as aposentadorias que existiam. Como? Retirando direito de pessoas que estavam no sistema de pensão com UM salário mínimo como se isto fosse salvar a previdência. Também ao manter o salário mínimo com o valor que foi definido diminuiu ainda mais o poder de compra dos aposentados e trabalhadores com SM.

Não tenho partido político. Ainda. Até 23/05/2020. Não sou candidato a 2022. Certamente não conseguiria me impor como candidato a presidente até as eleições próximas pois os partidos têm suas regras e seria quase impossível articular minha candidatura até lá. Entretanto considerando esta turma de incompetentes considero que este texto é razoável. Diante dos que eles fizeram! Razoável até demais.

Um grande líder tem que ser o primeiro a dar o exemplo. Lembrem-se disto. Apesar de tudo Dilma entre os três foi a melhor líder. Não foi presa e não quebrou a quarentena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para mostrar suas idéias, mas seja educado! não use palavras de baixo calão...