É verdade que o Blog que fala de religião, de maneira mais incisiva, é o outro! Mas a notícia alvissareira vinda da Alemanha me chamou a atenção e me induziu a fazer este pequeno comentário:
https://www.turnozero.com/ateus-para-salvar-a-historica-igreja-alema-plank-by-plank-people/
Nele vou falar de esperança! Tenho até um sermão com este tema. Por que apesar de dizerem, sendo óbvio, que eles são ateus e que a busca é pela conservação de uma arquitetura única, há um fino espírito de apoio ao Cristianismo, ou a religião. Talvez neste cerne somos obrigados a admitir que os ateus estão sendo mais amorosos com a religião e com as coisas do cristianismo que muito cristão por aí, aqueles que se dizem cristãos... Cabe lembrar que atitude mesquinha, egoísta, nefasta de alguns “cristãos” nos leva a gostar mais dos ateus, com os seus sentimentalismos dos que dos crentes falsos que temos por aí.
Como aqui a ideia é epistemológica, embora demonstre carinho pelos ditos, ateus não significa que teologicamente os apoie, seria incongruente, digo no pensamento teológico e na fé. O arcabouço da fé cristã, quero dizer a verdadeira, exige certos parâmetros para sua confirmação. Nisto desafio a mim mesmo todo dia, por que na realidade não é fácil ser cristão.
Quando Jesus disse amar ao próximo: o próximo não é a igreja física, nem o aglomerado de pessoas, é o indivíduo que está a sua frente. A esta pessoa deves amar, mas não é fácil, são cheios de defeito, e alguns são ateus! E o desafio de Jesus é maior quando ele fala amai como Eu vos amei!
Voltando para o ato dos ateus (cacofonia proposital) nota-se que eles estão fazendo o trabalho que deveria ser dos cristãos de maneira altruísta. Nisto tomo-os como benevolentes, todavia, como diz a Bíblia não é pela as obras, mas pela fé que se salva; entretanto a mesma Bíblia fala que não é somente pela fé, mas é também pelos atos. Parece contraditório, mas não é: a verdade é que deveria ser assim: sendo cristãos deveriam atuar em favor de pessoas e coisas de forma benevolente.
Mas quero ser um pouco mais profundo e dizer que um ateu ao realizar uma obra que envolve a religião, não importa qual, por fim ele favorece aquele trabalho eclesiástico, então ele apoia a fé! Sim com isto ele (ateu) coloca em cheque sua crença! Sim ser ateu é uma crença, alguns creem que o deus deles são eles mesmos! É um pensamento, não estou dizendo que está correto mais é um pensamento. Ao agir a favor de ser humano eles são altruístas, ao agir em favor de uma religião eles favorecem a fé religiosa. Eis ai a minha esperança! Não é lógico agir contra seu próprio pensamento. Repetindo eis ai minha esperança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para mostrar suas idéias, mas seja educado! não use palavras de baixo calão...