Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Casado, Teólogo, Geógrafo, Especialização em Gestão de Negócios e Filósofo, crítico de pesquisa, moro na Bahia, gosto de artes visuais e esportes radicais.

domingo, 15 de maio de 2011

Certos planetas giram ao contrário?


Embora devesse me ater a discutir os problemas anteriores com os estudos sobre a rotação dos planetas, fiquei curioso foi com a afirmação e novo estudo sobre a rotação contrária!!?? No nosso sistema solar os planetas giram todos para um lado somente, mas em órbitas distintas! 
 
O plano de órbitas conta com alguns planetas “obedientes” e outros não tanto, plutão se inclina a 17% deste plano, deve ser por isso que desclassificaram ele! O sentido é o mesmo da rotação do Sol, o que corroboraria com a ideia de que o Sol influenciou neste movimento. Mas o que se dizer agora , no caso deste estudo que a existência de outros planetas grandes próximos um dos outros num sistema estelar diferente do nosso, a força gravitacional deste planeta, e a proximidade do outro do seu “sol” provocaria um movimento de revolução contrário? 
 
Perceber este movimento no telescópio, o que já bastante difícil, é uma coisa. Fazer afirmações sobre a troca de energia, força gravitacional, massa do objeto, etc. Etc. E por fim afirmar que o retroceder é por causa X, já me beira o absurdo. Gostaria de ler mais profundamente esta teoria. Pois já basta de especulação. Não me importa que digam coisa estrambóticas, mas eles deviam se penitenciar. 
 
O movimento de fé natural dos cientistas ao afirmarem certas coisas esta cada vez mais assustador. Gostaria que me explicassem de forma convincente o por quê da constelação quadrada. Tenho minhas dúvidas que consigam explicar tal fenômeno! O que se observa é que o movimento dos planetas em nosso sistema já bastante caótico, visto que na realidade não obedecem “as regras” desviam- se do plano de órbitas e existe planeta que “rola” na sua revolução. Se ainda não explicamos adequadamente os movimentos de planetas tão próximos, acho que é arriscado afirma coisas sobre outros que nem são visto direito. Observei as teorias sobre os movimentos anômalos de Urano não me convenceram. Nem comentamos a rotação de Vênus que é contrária. Acredito que há muito a se conhecer e discutir e os olhos dos cientistas ainda estão míopes. Passei minha vida toda ouvindo e acreditando em muitas teorias sobre a criação do universo, o surgimento do sistema solar e dos planetas. 
 
De lá para cá estas teorias já mudaram muitas vezes o que aumenta cada vez mais minha descrença da capacidade humana de dizer a verdade sobre qualquer objeto observado. Nós aproximamos, quando muito, destas possibilidades. Sempre gostei da pesquisa e das descobertas e gosto de enaltecer o trabalho científico, mas precisamos, nós cientistas, lembrar que falhamos muito nas afirmações, portanto elas são, quase sempre, uma inverdade bem contada. Neste caso – do movimento dos planetas - não é diferente, falta tecnologia para observar de forma adequada o fenômeno, e quando a tivermos veremos que ainda precisaria de mais! Eis o desafio humano, isto nos impulsiona. Mas vamos girar corretamente e não afirmar o que não conhecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para mostrar suas idéias, mas seja educado! não use palavras de baixo calão...