Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Casado, Teólogo, Geógrafo, Especialização em Gestão de Negócios e Filósofo, crítico de pesquisa, moro na Bahia, gosto de artes visuais e esportes radicais.

sábado, 19 de março de 2011

Uma mensagem inicial...

 
 
 
O Conceito de Epistemologia é muito importante para entendermos o título do BLOG! 
 
Segundo Hoaiss seria uma " reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, esp. nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento". 
 
No meu conceito, limitado, como de todos, penso que a crítica é necessária às teorias e notícias emanadas dos diversos meios de comunicação e por diversas pessoas na INTERNET e outras mídias. Para mim são objeto de estudos e indagações! Não admito (espero que não pareça arrogância) que os meios de comunicação e as produções científicas lancem informações diversas como verdade absoluta, sem contra pontos ou críticas imediatas. Deveriam ter autocrítica, principalmente as divulgações científicas, visto tratarem de estudos não acabados e ainda indefinidos, porém não é o que ocorre. Então cuidado ao se expressarem!
O termo estudo em si contém a ideia de se realizar com LÓGICA a busca do conhecimento. O que vimos, e com frequência imensa, são estudos preliminares serem lançados na mídia como verdades concretas. Eu não sou acanhado, critico tudo, sem medo, mesmo que seja, e muitas vezes sou, chamado de ignorante. Mas segundo o conceito filosófico ignorante é aquele que ignora e não debate. Ignorante é aquele que aceita apenas um ponto de vista. Logo, creio eu, não sou ignorante num todo. Os cientistas, a estes refuto com veemência, costumam ignorar a lógica pura e enveredam nos caminhos do “achismo” e o leitor (não epistemológico) acaba aceitando e não se pergunta quanto de fé natural tem preenchido as lacunas do conhecimento. 
 

 
 
E pasmem criticam os cristão por sua fé natural e sobrenatural! Me pedem para acreditar que suas medições são corretas, quando nem eles sabem se o são! Obviamente eu não aceito. Exemplo simples que mais utilizo é o conceito de ÁTOMO, que significa na etimologia da palavra: INDIVISÍVEL! Como pode ser isto? Se fosse físico nuclear já não chamaria este componente da literatura por este nome, pois o seu nome é ILÓGICO. Continuando... O “átomo” não é indivisível, o átomo não tem somente três componentes. Bem a “verdade” é que existem componentes ainda não descobertos, ainda não medidos... A propósito, seria mais LÓGICO declarar o átomo como um elemento desconhecido, cujos estudos, avançados dentro de nosso conhecimento e TECNOLOGIA (outro ponto crucial), ainda estão sendo realizados. Por que os cientistas não fazem assim? Estou aqui para criticar exatamente isto. Há muito mais a se dizer, porém estou acreditando que em outras oportunidades poderei expressar minhas opiniões e ideias. Abraço a todos.
 
 

3 comentários:

  1. Obrigado Ivaldo fique a vontade para comentar e discordar... Voce tem BLOG também?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não meu amado, mas quem sabe, né? Assunto não falta..

    ResponderExcluir

Fique a vontade para mostrar suas idéias, mas seja educado! não use palavras de baixo calão...