Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Casado, Teólogo, Geógrafo, Especialização em Gestão de Negócios e Filósofo, crítico de pesquisa, moro na Bahia, gosto de artes visuais e esportes radicais.

domingo, 19 de junho de 2011

Pimenta no olho do vizinho é doce!


 O mais intrigante é como nossas opiniões se flexibilizam (infelizmente pensamos assim também). Simples: se a pessoa que está utilizando de artifícios ruins para produzir algo, ou para viver bem, for seu parente próximo, for de sua cidade ou de seu país, sua opinião é uma se for de outro país é outra! 
 
Os norte-americanos viveram sugando “as energias” do mundo todo de diversas formas: financeira, bélica, estrutural, administrativa, etc. E para eles não estavam fazendo nada demais! Claro o benefício era deles, por que se preocupar: com Ásia, América Latina, África, ou qualquer que seja o país ou continente? O desejo deles era apenas viver, viver bem, não importa o que ocorra no mundo! 
 
Concordaria com eles (considerando que cada um deve cuidar de sua vida e não deveríamos intervir em outros países), se não fosse um detalhe? As ações americanas modificavam e prejudicavam muitos outros países. Como? Com a exploração de mão de obra barata, com exploração dos recursos naturais de outros países, com consumo das riquezas dos outros em favor deles! 
 
Como maiores consumidores de recursos dos mundos e pagando tudo com emissão de moeda própria (Pois é assim é fácil, USA produz papel supervalorizado e compra metal, alimentos e outros recursos dos outros com este papel). Este tipo de injustiça deve ser banido do planeta. Esta forma de relacionamento “vampiro X pescoço” não pode acontecer mais. 
 
Foi diferente com o Brasil nos governos recentes (muita gente reclamou!) quando o governo brasileiro reviu a forma de remuneração do gás boliviano! Nós brasileiros ficamos estarrecidos com aquela negociação! Como pode ser – pensamos nós – nós investimos com tecnologia, treinamos mão de obra, compramos o gás deles e agora eles se rebelam contra nós? Vamos... Vamos nada! O correto foi o que foi feito! Compreender que também fomos beneficiados, negociar e continuar o relacionamento de forma menos “ardorosa com os olhos do vizinho!” Eles dependem de nós? Sim? Mas isto nos dá o direito de explorá-los como os USA fazem ou fizeram com os outros países? Inclusive o nosso? Não! 
 
Quando a negociação ruim foi feita em governos brasileiros anteriores e demonstrou, escancaradamente a subserviência brasileira diante dos USA, as pessoas que hoje reclamam contra Bolívia ficaram calados! “Pimenta no olho dos outros é refresco!”. A visão de cada país com relação ao outros viventes deste planeta deve ser, se não harmoniosa (é muito difícil o dado a diversidade cultural, religiosa, política, futebolística, etc.), no mínimo respeitosa! O nosso país é grande mais existem maiores. 
 
O Brasil como o nosso, líder de uma região, deve apresentar os seus exemplos para conseguir ser respeitado pelos gigantes que estão lá fora. E quando gritarmos termos o direito de dizer: “Não agimos como vocês!”. Não desejamos dominar, usurpar, tomar, comandar, destruir o país dos outros como vocês (Alemanha no passado, USA, Portugal, Espanha, Inglaterra, França)! Queremos conviver e de forma harmoniosa e respeitosa! 
 
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para mostrar suas idéias, mas seja educado! não use palavras de baixo calão...