Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Casado, Teólogo, Geógrafo, Especialização em Gestão de Negócios e Filósofo, crítico de pesquisa, moro na Bahia, gosto de artes visuais e esportes radicais.

domingo, 31 de julho de 2011

O Brasil pode dar lição ao mundo...

O sistema bancário brasileiro nunca deveu nada a nenhum outro do mundo, não estou falando da atitude dos banqueiros, mas de um sistema que obedece normas e conceitos contábeis mais cuidadosos dos que o do mundo em geral. Verificamos com muita frequência as pessoas falando mal do que é feito no nosso país. Das nossas produções nacionais outras peripécias. 
 
Como todo país temos coisas ruins e coisas boas, precisamos aprender a enaltecer as coisas boas. Neste texto ao invés da critica científica costumeira gostaria de lembrar que o nosso sistema bancário é um dos melhores do mundo, não somente no que diz respeito a tecnologia bancária e sistema de compensação, mas principalmente no cuidado com o risco do negócio bancário. 
 
Quando se estabeleceu o encontro que definiu regras para o sistemas financeiros mundiais com o acordo de Basiléia I e II o Brasil saiu a frente e as premissas ali estabelecidas foram levadas a sério. Muito mais do que muitos países “desenvolvidos” que acreditam que não precisavam do “remédio” pois estavam “saudáveis”. Podemos perceber que esta visão estava equivocada e hoje a crise mostra isto de maneira bastante clara. 
 
O Brasil, no que tange o assunto, se cuidou e embora também tenha enfrentado dificuldades na crise que se estabeleceu no mundo, saiu de maneira mais tranquila da turbulência financeira. Hoje os “profetas da economia” que outrora criticavam o país tentam limpar seus nomes concordando com o óbvio! Numa notícia alardada pelo Valor Econômico cujo título é “Lucros sobem e descem, ao sabor dos padrões contábeis” descobriram o que já sabíamos a alguns anos: que a forma de contabilidade e auferimento de lucro brasileiro é mais ponderada que os sistemas externos. 
 
No texto apresentam o caso de um Banco internacional que Pelo sistema brasileiro estaria numa situação boa e que de acordo com o levantamento contábil e financeiro internacional estaria numa situação excelente. O otimismo sempre é bem vindo quando seu movimento vem acompanhado de cuidado e lastros reais, não importa se financeiros ou patrimoniais. 
 
O maior exemplo de ilusão de lastro do mundo esta na estrutura financeira bancaria americana. Não é a toa que mais de cem bancos daquela nação já quebraram. A estrutura financeira dos bancos e a forma de auferimento primava pelo otimismo exagerado para favorecer a alguns aplicadores em recursos na bolsa de valores e... A consequência nos já conhecemos. 
 
Gostaria de saber se o USA tem 14,3 trilhões de dólares em ouro para pagar sua dívida no mundo? Será que tem pelo ao menos 10% (dez por cento)? Sei que o ouro não é mais o lastro financeiro exigido nos sistemas bancários, mas nunca foi um má ideia (poderiam incluir o diamante). 
 
Embora concorde que outros itens de produção possam ser também utilizados como é o caso do PIB nacional. 
 
Adiante Brasil !!!! continue dando exemplo aos “grandes”!!! até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para mostrar suas idéias, mas seja educado! não use palavras de baixo calão...