Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
Casado, Teólogo, Geógrafo, Especialização em Gestão de Negócios e Filósofo, crítico de pesquisa, moro na Bahia, gosto de artes visuais e esportes radicais.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O liberalismo novamente afrontado!


Nobel sai para estudo sobre como - governos mudam sua economia - Estudo aborda como a elevação dos juros e outras políticas públicas mexem com países”, http://noticias.r7.com/economia/noticias/nobel-sai-para-estudos-sobre-como-os-governos-mudam-sua-economia-20111010.html

É um pouco do mesmo, porém com detalhes que certamente valeram o premio Nobel de Economia aos seus autores. Um pouco do mesmo porque já se alarda que a economia depende das ações governamentais a décadas. Mesmo assim os neo-liberais insistem em acreditar que o mercado se regula por si somente. Vimos que isto não é verdade. 
 
A crise está presente para desmentir qualquer neo-liberal de que suas teorias estão corretas. Apesar do curto texto da notícia percebe-se para onde vão os estudos. Vem num período correto, quando a crise, exige uma participação governamental gigantesca, incisiva e determinada. Do contrário a crise teria, não somente se alongado, como infelizmente ocorreu, mas crescido a patamares apocalípticos. A segunda onda que estamos passando não esta arrefecida, ao contrário, mostra-se forte e perigosa. A reação e ação dos governantes é primordial. Não somente injetando nas economias nacionais recursos e medidas, mas também fiscalizando os principais atores que provocaram esta catástrofe econômica, ou seja, os especuladores! 
 
O movimento que ocorre em “Ocupar Wall street”, não é somente uma brincadeira da classe média. É um aviso claro de que a população sabe muito bem quem são os autores do desastre. Infelizmente a conjuntura obriga os governos a ajudarem estes pilantras (não achei outra palavra). Porém é preciso que se perceba, se cobre, se puna e até se coloque na cadeia os irresponsáveis que fizeram com que papeis tivessem valores tão agigantados e depois perversamente aviltados. A própria moeda americana para mim é uma falácia. Eles são o país que emitem moeda seu bel prazer! 
 
Quem fiscaliza os USA na emissão de sua moeda? O Banco Central deles? Que controle se tem desta forma? Se tivéssemos tal controle e nossa população estivesse faminta e desejosa de alimentos ou de empregos, como atuaríamos? Acredito que o FMI está fiscalizando os países errados, por isso não percebeu a crise. 
 
Agora já foi... Vejamos o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para mostrar suas idéias, mas seja educado! não use palavras de baixo calão...